O Instituto Federal assume dois importantes papeis dentro do projeto Cadeia Produtiva de Cordeiro DORPER de corte, sendo que a primeira é a capacitação de mão de obra no segmento de alimento industrializado, podendo também surgir, entre os alunos, profissionais com espírito empreendedor para a produção de derivados de carne. O segundo papel está relacionado ao desenvolvimento de novos produtos que tenham como matéria prima a carne de cordeiro.
É importante ressaltar que os embutidos possibilitam o uso de partes que não são servidas usualmente na rede de restaurantes por não fazerem parte dos cortes mais nobres. Por este motivo, a produção industrial agrega valor à Cadeia Produtiva de Cordeiro de Corte.
As atividades práticas do curso Técnico em Alimentos do IFSP São Roque/E.E. Prof. Germano Negrini contam agora com a oferta de uma matéria-prima de origem nobre, a carne de cordeiro, gentilmente cedida pelo Instituto Pro Humanitas, representado pelo Sr. Vorneis de Lucia, instituição parceira do IFSP campus São Roque.
O campus São Roque do IFSP vai colaborar no desenvolvimento de produtos cárneos a base da carne de cordeiro como embutidos e defumados, e aproveitar a carne doada para realização de aulas práticas em seus cursos regulares. O trabalho já teve início com a elaboração de linguiça frescal a base de carne de cordeiro, integralmente elaborada pelos alunos do Instituto Federal. O produto foi bastante apreciado por todos que experimentaram.
Daremos
continuidade aos trabalhos com a carne de cordeiro através da
elaboração
de salsicha, hamburguer, salame e
alguns cortes
curados e defumados.
Agradeço a colaboração do Sr. Vorneis de Lucia, grande parceiro e
colaborador do IFSP campus São Roque,
ao Instituto Pro Humanitas, e
a Cabanha
Malu.
texto de Fabio Patrik
P. Freitas, professor e coordenador de Extensão do IFSP campus São
Roque
Copyright 2016 PRO HUMANITAS