Desenho do jardim da Casa Forte - Recife 1935 - Burle Marx
Fonte: http://www.sefaz.es.gov.br/painel/BMBio15.htm
Segundo Burle Marx “Jardim é sinônimo de adequação do meio
ecológico para atender as exigências naturais da civilização. Fazer
jardins é, muitas vezes, realizar microclimas, harmonizá-los
mantendo sempre viva a concepção de que estamos colocando um
pedacinho da natureza em um espaço
urbanizado”.
Você sabia que existem plantas reconhecidas como protetoras? Elas repelem pragas, protegendo as espécies mais frágeis que estão em seu entorno. Instale comedouros e bebedouros para atrair pássaros! Eles alegrarão o ambiente e irão caçar os insetos que poderiam prejudicar o seu jardim. Outra dica importante é optar por plantas nativas, espécies do Brasil, em especial do bioma de sua região.
O Jardim Ecológico é como um microcosmo do mundo natural; uma representação em pequena escala da natureza; uma nova visão de jardim, onde cresce tudo o que precisamos: plantas para nos alimentar, para nos tratar (medicinais) e nos embelezar. Atua como um elemento que minimiza as tensões da vida nas cidades, devolve-nos o equilíbrio psicológico, permite a reconstrução da tranquilidade e a recomposição do temperamento desgastado no cotidiano.
Não dá para pensar em um planeta sustentável sem iniciativas que estimulem o desenvolvimento e conservação de áreas verdes, a presença da natureza em casa inspira um cuidar do planeta.
Cuidar pessoalmente do jardim é um ritual relaxante e de lazer, ajuda a liberar o estresse. Como é bom poder tocar as folhas e cheirar as flores... Mas, para que isso aconteça sem risco de se contaminar com resíduos de inseticidas, você deve usar fórmulas ecológicas que podem ser empregadas como alternativa aos inseticidas químicos.
Instituto Pro Humanitas
Somos uma entidade sem fins lucrativos que presta consultoria, implanta e dá manutenção em jardins ecológicos, hortas orgânicas e projetos relacionados ao meio ambiente em geral. A receita obtida na prestação do serviço é utilizada para financiar nossos projetos de preservação do meio ambiente.
Se você quer construir um Jardim Ecológico, Jardim Vertical ou Telhado Verde, em sua casa, empresa, chácara ou em seu condomínio, entre em contato conosco e te ajudaremos.
Dentre os principais benefícios da vegetação em nossa qualidade de
vida, podemos destacar:
Retirada do gás carbônico do ambiente e devolução do oxigênio, a partir do processo de fotossíntese;
Aumento da umidade relativa do ar, deixando a temperatura mais agradável;
Através da fitorremediação, algumas plantas removem os poluentes do ar, do solo e da água;
Diminuição da poluição sonora;
A presença de vegetação proporciona um ambiente mais agradável, trazendo bem estar, paz e harmonia;
Através da técnica de jardins filtrantes, as plantas macrófitas despoluem os lagos e rios;
Proporciona condições de vida à avifauna no meio urbano;
A permeabilidade da área vegetada regula o ciclo da água reabastecendo o lençol freático e reduzindo o índice de inundações;
Redução da poluição visual;
As plantas estão na base da cadeia alimentar do ser humano;
A vegetação faz parte de nossa vida em situações que nem sempre percebemos, como no fornecimento de subprodutos tais como: algodão, linho, essências, resinas, látex, corantes, madeira, etc.
Sob orientação adequada, as plantas podem ser empregadas para fins medicinais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a fitoterapia e tem aconselhado o desenvolvimento de ações que visem à inclusão das plantas medicinais na Atenção Primária à Saúde.
Entre em contato pelo e-mail: contato@prohumanitas.org.br
Retornar CLIQUE AQUI
Copyright 2016 PRO HUMANITAS